TFG #3

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO - ARQ. SABRINA MACHRY

NACufrgs
NÚCLEO DE APOIO E CONVIVÊNCIA - UFRGS


      Geralmente Instituições de Ensino Superior privadas envestem mais em infra-estrutura do que Instituições públicas. 
      Ambientes para convívio e trocas acadêmicas, afora atividades regulares da universidade necessitam espaço físico e adequado; uma carência nos campus UFRGS.
      O programa é diversificado, em uso e espacialidade, o que torna o exercício projetual interessante, instigante e rico.
      No entanto, o programa (ou parte dele) muitas vezes aparece incorporado à outra edificação, não havendo uma tipologia característica ou recorrente.
      O Núcleo de Apoio e Convivência - UFRGS configura uma temática contemporânea, posto que responde as necessidades atuais de estudantes universitários. Consiste em um espaço com infra-estrutura adequada para os estudantes frequentarem, em grupo ou individualmente, para fins acadêmicos ou para lazer. Não existe hoje, na Universidade Federal, um espaço que integre a biblioteca e o diretório acadêmico. No entanto, as atividades estudar e conviver hoje são complementares e o ensino está diretamente ligado às trocas entre estudantes. Um núcleo projetado para suportar tais atividades se comporta como extensão da habitação estudantil que geralmente não tem espaço físico e aporte tecnológico (rede de internet, computadores, scanners, impressoras, materiais...).
      O programa ganha ainda mais força com a frequência de estudantes estrangeiros, de outros estados ou do interior do Rio Grande do Sul, além dos alunos que, por levarem muito tempo para se deslocarem até sua habitação - na zona leste ou sul de Porto Alegre, por exemplo, ou região metropolitana -, optam por usufrir do espaço integrado.

ÁTRIO CENTRAL

VISTA: CINEMA (FOYER)

VISTA: BIBLIOTECA

VISTA: LOJAS

CÉLULAS DO CONHECIMENTO

CORTE CÉLULAS DO CONHECIMENTO

CORTE LONGITUDINAL

CORTE PERSPECTIVADO 

LOCALIZAÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário