TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO - ARQ. SABRINA MACHRY
NACufrgs
NÚCLEO DE APOIO E CONVIVÊNCIA - UFRGS
Geralmente Instituições de Ensino Superior privadas envestem mais em infra-estrutura do que Instituições públicas.
Ambientes para convívio e trocas acadêmicas, afora atividades regulares da universidade necessitam espaço físico e adequado; uma carência nos campus UFRGS.
O programa é diversificado, em uso e espacialidade, o que torna o exercício projetual interessante, instigante e rico.
No entanto, o programa (ou parte dele) muitas vezes aparece incorporado à outra edificação, não havendo uma tipologia característica ou recorrente.
O Núcleo de Apoio e Convivência - UFRGS configura uma temática contemporânea, posto que responde as necessidades atuais de estudantes universitários. Consiste em um espaço com infra-estrutura adequada para os estudantes frequentarem, em grupo ou individualmente, para fins acadêmicos ou para lazer. Não existe hoje, na Universidade Federal, um espaço que integre a biblioteca e o diretório acadêmico. No entanto, as atividades estudar e conviver hoje são complementares e o ensino está diretamente ligado às trocas entre estudantes. Um núcleo projetado para suportar tais atividades se comporta como extensão da habitação estudantil que geralmente não tem espaço físico e aporte tecnológico (rede de internet, computadores, scanners, impressoras, materiais...).
O programa ganha ainda mais força com a frequência de estudantes estrangeiros, de outros estados ou do interior do Rio Grande do Sul, além dos alunos que, por levarem muito tempo para se deslocarem até sua habitação - na zona leste ou sul de Porto Alegre, por exemplo, ou região metropolitana -, optam por usufrir do espaço integrado.
ÁTRIO CENTRAL
VISTA: CINEMA (FOYER)
VISTA: BIBLIOTECA
VISTA: LOJAS
CÉLULAS DO CONHECIMENTO
CORTE CÉLULAS DO CONHECIMENTO
CORTE LONGITUDINAL
CORTE PERSPECTIVADO
LOCALIZAÇÃO
0 comentários:
Postar um comentário